Colunas | Cinemateca

Filmes sobre a resistência e a luta armada contra a ditadura

Cabra Marcado para Morrer  - Direção de Eduardo Coutinho (Brasil), 1984, 120 minutos, Distribuidora Globo Vídeo - As filmagens tiveram início em 1964 e seu objetivo era contar a história do líder da liga camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira, assassinado dois anos antes. Com o golpe de 1964, forças militares cercaram o local das filmagens, impedindo o diretor de continuá-las. Vinte anos depois, Coutinho voltou à região e reencontrou a viúva Elizabeth Teixeira e muitos dos colegas de luta do líder camponês. O resultado desse reencontro é um documentário único, no qual a trajetória da viúva serve de pano de fundo para traçar a trajetória do país durante os duros anos do regime militar. Na tela os problemas dos sem-terra, como a luta pela reforma agrária, a violência e a repressão dos poderosos locais. Documentário brasileiro mais premiado no exterior.

 

Ação entre AmigosAção entre Amigos -  Direção de Beto Brant (Brasil), 1998, 76 minutos, Distribuidora Riofilme -  Em 1971, Miguel (Rodrigo Brassalto), Paulo (Heberson Hoerbe), Elói (Sérgio Cavalcante) e Osvaldo (Douglas Simon), participantes da luta armada contra a ditadura, acabaram presos. Foram barbaramente torturados. Vinte e cinco anos depois, os quatro amigos ainda se vêem e Miguel (Zecarlos Machado) mostra uma foto de um encontro político em São Paulo, afirmando que uma das pessoas foi Correia (Leonardo Villar), o homem que os torturou. Os quatro armam uma emboscada e seqüestram Correia, que nega tudo, mas depois de receber um tiro na perna admite ser o torturador, mas revela algo inimaginável.

 

 

Cabra cegaCabra-Cega - Direção de Toni Venturi (Brasil), 2005, 107 minutos,  Distribuidora Europa Filmes - Thiago (Leonardo Medeiros) e Rosa (Débora Duboc) são dois jovens militantes da luta armada que sonham com uma revolução social no Brasil. Depois de ser ferido por um tiro, em emboscada pela polícia, Thiago precisa se esconder na casa de Pedro (Michel Bercovitch), um arquiteto simpatizante da causa. Thiago é o comandante de um “grupo de ação” de uma organização de esquerda que está no momento debilitada e estuda um retorno à luta política. Rosa é o contato de Thiago com o mundo, e agora ainda mais importante por ele estar ferido. Com o passar do tempo Pedro começa a ficar preocupado com a segurança deles, adotando um comportamento estranho e provocando dúvidas em Thiago se ele não seria um traidor.

Quase dois irmãosQuase Dois Irmãos - Direção de Lúcia Murat (Brasil) 2005, 102 minutos,  Distribuidora Imovision - Miguel é um senador da República que visita seu amigo de infância Jorge, que se tornou um poderoso traficante de drogas do Rio de Janeiro, para lhe propor um projeto social nas favelas. Apesar de suas origens diferentes, eles se tornaram amigos nos anos 1950, pois o pai de Miguel tinha paixão pela cultura negra e o pai de Jorge era compositor de sambas. Nos anos 1970 eles se encontram novamente, na prisão de Ilha Grande. Ali as diferenças raciais eram mais evidentes: enquanto a maior parte dos prisioneiros brancos estava lá por motivos políticos, a maioria dos prisioneiros negros era de criminosos comuns.

 

O ano em que meus pais saíram de fériasO Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias  - Direção de Cao Hamburger (Brasil), 2006, 104 minutos, Distribuidora Buena Vista - Em 1970, o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no país: seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma “estranha” e divertida comunidade – o Bom Retiro, bairro de São Paulo que abriga judeus e italianos, entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade.

 

Batismo de sangueBatismo de Sangue - Direção de Helvécio Ratton, (Brasil / França), 2007, 110 minutos,  Distribuidora Downtown Filmes -  Em São Paulo, no fim dos anos 1960, o convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) apóiam o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos e submetidos a terríveis torturas. Ainda em cartaz nos cinemas, seu lançamento em DVD está previsto para setembro.