Estante

Vozes do passado e do presenteO trabalho das mulheres continua desafiando os estudiosos  das Ciências Humanas, pois mesmo sob efeito do processo de reestruturação produtiva das últimas décadas do século passado,  continua a crescer, mantendo a tendência à precarização das condições e à desregulação das relações laborais que sempre caracterizaram o vulnerável emprego feminino. No setor de telecomunicações brasileiro, especialmente, a feminização do trabalho tem sido recorrente, refletindo as transformações das empresas em grandes prestadoras de serviços, com efeitos visíveis sobre a divisão sexual do trabalho. O livro Vozes do Passado e do Presente: o Trabalho das Mulheres nas Telecomunicações do Rio de Janeiro, organizado por Paola Cappellin, Maria Cristina Paulo Rodrigues e Lucília Maria Barbosa Aguiar, propõe-se a entender essas configurações e seus efeitos.

Fruto de uma parceria entre sindicato e universidades, o livro foi organizado em duas partes. Na primeira, estão inicialmente os  depoimentos de onze trabalhadoras aposentadas das empresas Telerj e Embratel, no Rio de Janeiro, que ajudaram a conhecer suas trajetórias pessoais e a história das empresas. Em seguida, o livro apresenta um significativo trabalho de recuperação histórica sobre o papel das mulheres trabalhadoras na implantação do setor de telecomunicações no Brasil, a partir do caso do Rio de Janeiro e da criação da Companhia Telefônica Brasileira. A composição do mercado de trabalho, as diversas situações de inserção das mulheres, o desenvolvimento de suas carreiras em coexistência com os homens ou em espaços exclusivos do trabalho feminino – como no caso das telefonistas –, as demandas trabalhistas e a militância sindical, são temas contemplados. Essa parte se completa com uma mostra fotográfica, na qual está exposto farto material recolhido junto ao Museu do Telefone (atualmente inserido no Museu das Telecomunicações OI Futuro), que retrata particularmente os ambientes em que as mulheres cumpriam suas longas jornadas de trabalho.

Na segunda parte, o livro traça um quadro minucioso da situação das trabalhadoras nos dias atuais, com o setor já bastante transformado pela inflexão neoliberal dos anos 1990. Dados coletados por uma pesquisa que cobriu 23 locais de trabalho, aplicando 1644 questionários, servem de base a uma fina análise sociológica sobre o perfil das trabalhadoras de hoje, suas condições e relações de trabalho, sua reprodução, a difícil conciliação entre vida profissional e doméstica, as percepções da realidade vivida e das questões de gênero, as reivindicações e participação sindical.

Esses temas fundamentais se desdobram e se aprofundam em outros reveladores artigos sobre gênero e cor; trabalho e vida doméstica; relação entre tempo de trabalho produtivo, reprodutivo e não-trabalho; e finalmente sobre gênero, idade, trabalho e expectativas dirigidas ao sindicato.

Trata-se, portanto, de um livro que merece ser lido e amplamente divulgado, além de debatido nos espaços acadêmico e sindical. Sua importância do ponto de vista da recuperação histórica se soma à contribuição sociológica e à possibilidade de comparar experiências expressivas tanto das transformações produtivas no setor das telecomunicações do Brasil quanto, e principalmente, das mudanças sociais e de valores ocorridas em relação à posição das mulheres no mundo do trabalho e na sociedade.

Como sugere o título, o passado ilumina o presente e esse conhecimento pode vir a contribuir para a construção de condições mais igualitárias para trabalhadoras e trabalhadores de nosso país.

Baixe o livro Vozes do passado e do presente em .pdf

Elina Pessanha é professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro e  pesquisadora do CNPq