Colunas | Cinemateca

Vários aspectos da sociedade americana em filmes e documentários

American GunAmerican Gun - Direção: Aric Avelino, EUA, 2005, 95 minutos, distribuidora: California Home Video - Histórias entrelaçadas, girando em torno da posse de armas, protegida por lei e tão difundida nos Estados Unidos, o maior fabricante de armamentos do mundo. Entre outros, há o dono de uma loja de armas e sua neta, que vai trabalhar com ele. A princípio relutante, aos poucos ela vai  desenvolvendo um fascínio por armas semelhante ao do avô. Ao mesmo tempo, o diretor de um colégio desespera-se porque seus alunos vão às aulas armados. Com Forrest Whitaker e Donald Sutherland.

 

 

O informanteO Informante (The Insider) - Direção: Michael Mann, EUA, 1999, 160 minutos, Distribuidora: Buena Vista Pictures -  Russell Crowe e Al Pacino dão vida a este drama baseado em fatos reais, ocorridos na indústria de tabaco americana. Um ex-executivo dessa indústria denuncia em entrevista gravada para a televisão as experiências de laboratório para aumentar a potência das substâncias que provocam vício. Mas a televisão não leva ao ar a entrevista, temendo um processo. Vêem-se os donos das indústrias declarando sob juramento no tribunal que o cigarro não vicia, logo depois de mandarem aumentar a potência das citadas substâncias.

 

 

Super size me - A dieta do palhaçoSuper Size Me – A Dieta do Palhaço - Direção: Morgan Spurlock, EUA, 2004, 98 minutos, Distribuidora: Samuel Goldwyn Films / Imagem Filmes -  Nos últimos dez anos, o peso médio da população americana deu um salto e a obesidade tornou-se uma questão urgente de saúde pública. O diretor deste documentário decide ser a cobaia de uma experiência: alimentar-se no McDonald's, fazendo três refeições ao dia durante um mês. O resultado é que se tornou obeso. Spurlock fala sobre a cultura do fast-food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os danos físicos e mentais que alimentos desse tipo provocam.

 

A outra história americanaA Outra História Americana - Direção: Tony Kaye, EUA, 1998, 119 minutos, Distribuidora: New Line Cinema - Raro filme sobre o assunto tabu que é o neonazismo e a direita norte-americana. O protagonista, que tem uma tatuagem em forma de cruz gamada no peito, torna-se líder de uma gangue de racistas e acaba assassinando um negro. Preso pelo crime, sofre uma mudança na prisão, aproximando-se dos negros. Ao ser solto, tem de convencer o novo líder, seu irmão, a não trilhar o mesmo caminho. Em vista disso, a namorada o abandona e seus amigos o rejeitam.

 

 

Alpha dogAlpha Dog - Direção: Nick Cassavetes, EUA, 2007, 117 minutos, Distribuidora: Universal Pictures / Imagem Filmes - O filme mostra a naturalidade com que adolescentes de famílias ricas se entregam ao tráfico de drogas e vão deslizando imperceptivelmente para a criminalidade. Vivem em casas com todo o conforto, em meio a festas de embalo e bebedeiras, sem que os pais, sempre ausentes, percebam o que está acontecendo. O entrecho situa-se no subúrbio abastado de San Gabriel Valley, em Los Angeles. Johnny e seus amigos irão até o seqüestro e o assassínio.

 

 

Roger e euRoger e eu - Diretor: Michael Moore, EUA, 1989, 90 minutos, Distribuidora: Warner Home Video - Documentário original e bem-humorado, em que o protagonista é o próprio diretor. Ele esforça-se por entrevistar o presidente da General Motors, Roger Smith, para perguntar o porquê do fechamento de uma fábrica de sua cidade natal, Flint, no Michigan. O desemprego e a degradação urbana decorrentes levam as pessoas ao desespero e ao crime. A conclusão é que a GM transferiu a fábrica para o México para pagar apenas 80 centavos de dólar por hora.

Walnice Nogueira Galvão, crítica literária, integra o Conselho de Redação de Teoria e Debate