Estante

As muitas divergências sobre os rumos atuais dos países socialistas e as acirradas lutas que marcaram as sete décadas que nos separam de 1917 aparecem nas páginas deste livro, na forma de um amplo debate pluralista, envolvendo intelectuais, dirigentes políticos sindicais e populares.

Este foi o objetivo do Instituto Cajamar ao promover o ciclo de debates "70 anos de Socialismo", em outubro de 1987: trazer à discussão as grandes questões do socialismo, por meio da polêmica viva e atual, do choque de opiniões contrárias e da manifestação livre das perplexidades e dúvidas, compatibilizando, na prática, socialismo e democracia.

Figuras históricas muitas vezes separadas por amargas dissensões, como Luís Carlos Prestes, Fúlvio Abramo, Apolônio de Carvalho; intelectuais, como Jacob Gorender, Marco Aurélio Garcia, Paul Singer, Wladimir Pomar; líderes políticos, como Lula; sindicalistas, como Jair Meneguelli, entre muitos outros, questionam-se entre si nestas páginas, editadas a partir das gravações dos quatro dias de debate do seminário.

O livro, que permite uma avaliação da experiência histórica do socialismo na URSS, China, Cuba e Nicarágua - além da luta socialista no Brasil -, é indispensável para todos os que se interessam pelas questões políticas e sociais do nosso tempo.

Rui Falcão é jornalista, membro da Executiva do Diretório Regional do PT-SP e do Conselho de Redação de Teoria e Debate.