Nacional

A Caravana da Cidadania percorreu 60 munícipios entre Pernambuco e São Paulo

No dia 24 de abril a Caravana da Cidadania partiu de Recife, Pernambuco, em dois ônibus, um somente para a imprensa, com cinqüenta pessoas entre jornalistas e convidados. Para chegar a Vicente de Carvalho (SP) em 12 de maio, foram percorridos 4 mil quilômetros, passando por mais de sessenta municípios. As empresas jornalísticas arcaram com a metade dos custos, pagando setecentos dólares para que cada jornalista acompanhasse a viagem. A seguir os principais pontos por onde passou a caravana:

* Recife (PE)
Lula esteve com o prefeito Jarbas Vasconcelos (PMDB) e participou da mesa redonda "O Nordeste tem futuro", na Sudene.

* Garanhuns (PE)
Ato público organizado por funcionários do Banco do Estado de Pernambuco em razão da demissão de 3 mil funcionários nos últimos dois anos. Lula percorreu a feira local, conversando com a população, prática que se repetiria ao longo de toda a viagem.

* São Bento do Una (PE)
A caravana encontra famílias de sem-terra que caminham quilômetros atrás de água potável e se alimentam de um peixinho sujo e raquítico, o "chupa-pedra", que se agarra ao fundo dos rios de água salobra.

* Águas Belas (PE)
Os ônibus são parados na estrada por cerca de duzentas pessoas. Algumas comiam palma, dizendo que era a única coisa que tinham para comer. Suplicy consegue verba com o prefeito para compra de pães a serem distribuídos entre a população.

* Iati (PE)
A comitiva encontrou uma fila à espera de um carro-pipa, que por vezes pode demorar até 24 horas. Ouviu pessoas que passam fome enquanto aguardam uma vaga nas frentes de trabalho para ganhar 200 mil cruzeiros por semana.

* Canapi (AL)
A caravana foi recepcionada pelo prefeito José Mariano Sobrinho (PST), que derrotou o candidato dos Malta. Foi decretado feriado. O clima era de festa. Aproximadamente 1,2 mil pessoas compareceram ao ato público. Lá a LBA construiu o primeiro Ciac do Nordeste, que nunca foi inaugurado.

* Paulo Afonso (BA)
Ao visitar a creche mantida pela Igreja, prefeitura e LBA com 82 menores, a caravana se deparou com crianças subnutridas.

* Valente (BA)
Ato público com os trabalhadores que operam máquinas obsoletas para desfiar o sisal e por isso têm os braços mutilados em acidentes de trabalho.

* Cachoeira (BA)
A comitiva visitou a barragem de Pedra do Cavalo, entre Cachoeira e São Félix, obra faraônica que há dez anos endividou o governo baiano em 1 bilhão de dólares.

* Santo Antônio de Jesus (BA)
Lula conversou com uma comissão de lavadeiras que se organizaram em uma associação e aguardam a regulamentação da profissão.

* Medina (MG)
Na primeira parada do Vale do Jequitinhonha, a caravana foi recebida por cerca de 800 trabalhadores rurais, que em geral precisam procurar trabalho fora da região (São Paulo e Sul de Minas).

* Araçuaí (MG)
Foi realizado o maior comício da caravana, 10 mil pessoas.

* Itinga (MG)
Cidade administrada pelo PT, a comitiva viu os projetos implementados, uma farmácia municipal que fornece remédio básicos gratuitamente, uma padaria e uma horta comunitária.

* Teófilo Otoni (MG)
Em um dos maiores centros do comércio de pedras semipreciosas, a caravana constatou a existência de mais de trinta favelas.

* Duque de Caxias (RJ)
Uma das cidades mais miseráveis do Rio, foi escolhida para iniciar o Programa Nacional de Combate à Miséria, ela bocado pelo PT e entregue a Itamar. Lula encontrou-se com dr. Mauro Morelli, secretário-geral do Conselho Nacional de Segurança Alimentar.

* Guaratinguetá (SP)
A caravana visitou o lixão municipal, onde aproximadamente cem famílias vivem de restos de comida.