Política

Durante a Conferência Nacional dos Prefeitos eleitos do PT foram apresentadas 13 dicas para uma boa gestão

Durante a Conferência Nacional dos Prefeitos eleitos do PT, realizada em novembro em Brasília, o prefeito Antônio Palocci, que assume a administração da cidade de Ribeirão Preto (SP) pela segunda vez, apresentou 13 dicas para uma boa gestão muito bem-recebidas pelo público.

1 Você prometeu mudanças, mas não pense nunca que a mudança inicial deve se dar no campo administrativo. A mudança tem que ser essencialmente política. Por isso, fuja das mirabolantes propostas de reformas administrativas. Normalmente elas paralisam o primeiro ano do governo e o resultado político é zero, tendendo a negativo.

2 Lute para realizar todos os compromissos de campanha. Lute por eles sem parar. Peça ajuda ao povo, a entidades e aos empresários. Não tenha medo de conversar com os empresários, e o faça publicamente. O povo não avalia o governante apenas pelo resultado, mas principalmente pelo seu esforço. Governar é provar que o sol nasce porque o galo canta.

3 Em política não se marca data. Nunca conseguirá cumpri-las. E não se comprometa excessivamente com metas numéricas.

4 Não se afaste nunca do povo. Ande na rua, visite as escolas, as creches, as unidades de saúde, os bairros. Converse principalmente com as mulheres. Normalmente elas sabem muito mais que os homens sobre os problemas do bairro. Se você se afastar demais do povo, pode nunca mais conseguir reatar com ele. Olhe os problemas com os seus próprios olhos, ouça as pessoas com o seu próprio ouvido. Toque os problemas com suas próprias mãos.

5 O funcionário novo que seu secretário vai lhe pedir hoje não é necessário. Peça para ele pensar de novo e voltar mais tarde. Se ele continuar insistindo e quiser o tempo todo contratar novos funcionários, demita o secretário. Demitir é a pior coisa que um prefeito petista pode fazer, mas não hesite em demitir um secretário inoperante. Se cometeu uma irregularidade peça esclarecimento imediato. Se não tiver, demita.

6 Não extinga secretarias no início do governo. Se quiser reduzir a estrutura, pode fundir secretarias, nomeando um único secretário para duas ou três áreas. Depois de um ano se a realidade lhe der razão, extinga as secretarias. Não extinga cargos em comissão. O ideal é contingência de 1/3 ou 1/5 dos cargos em comissão. Se confirmar que não precisa deles depois de um ano, extinga-os.

7 Trate bem os servidores, conquiste-os como aliados dando-lhes uma missão nobre. Servidor não é problema, é solução. Não é apenas com benefícios que você consegue isso. Evite aumentos salariais logo no início do governo sem antes saber a situação exata das finanças. Explique para os secretários e cargos de confiança que é proibido ficar falando em público das coisas ruins do governo. Deixe esse trabalho para a oposição. Mas desconfie dos assessores que só falam bem de você, mesmo quando você sabe que errou. Isso faz bem para o ego mas faz mal para o governo.

8 Estabeleça uma ampla política de comunicação. Fale direto com o povo, visite as rádios e jornais. Estabeleça uma relação franca no setor de comunicação. Não se preocupe muito com pesquisas desfavoráveis se você estiver seguro de seus objetivos. As pesquisas vão melhorar. Se o tempo passar e elas não melhorarem, comece a se preocupar.

9 Não brigue com o PT. Lembre-se sempre que não há outro melhor. E que você disse a vida inteira que o PT é democrático. Portanto, exercite a democracia, converse com o partido, dialogue, debata bastante internamente, senão as críticas irão inevitavelmente para os jornais. Não misture o partido com o governo. São duas instituições com perspectivas e dimensões diferentes. Quem escolhe os secretários é você, ouvindo o PT e seus aliados. Se alguém escolher os secretários por você, sua autoridade está comprometida de morte. Mas não se esqueça que ninguém é mais solidária que a militância do PT.

10 Faça um governo plural, que represente amplamente a cidade, mas que seja coesionado por seu programa de governo. Fuja da idéia do governo "puro sangue". As contradições que você evitar no interior do governo serão transferidas para fora dele. A oposição vai crescer e seu isolamento será inevitável. Mas não tema a existência de oposição. Ela é salutar. Se não houver oposição em sua cidade, verifique se existe governo.

11 Faça parceria. Chame toda a cidade a participar da sua gestão. Distribua o poder que conquistou. Não tema a democracia. Ela é custosa, mas é o nosso maior valor. Você vai descobrir que juntando problemas e pessoas nascem soluções simples, baratas e criativas.

12 Muito cuidado com o setor de finanças. Se nos primeiros dias de governo o seu secretário disser que você tem muito dinheiro para investir, tenha absoluta certeza que ele está enganado. Se ele passar meses dizendo que você nunca tem nada para investir, pergunte o que ele anda fazendo que não resolve o problema. Se passar o tempo e continuar sem recursos, troque de secretário.

13 Ame a sua cidade e o seu povo. Governar a sua própria cidade é a coisa mais maravilhosa que pode acontecer na sua vida. Divida essa alegria com os cidadãos mais pobres. Trate com carinho cada rua, cada escola, cada creche, mas principalmente cada pessoa. O poder não vale um centavo se você não conseguir fazer sorrir as crianças da sua cidade.