Política

Teoria e Debate é um exemplo vivo de publicações partidárias usadas para formação

Criada pelo PT de São Paulo, em 1987, e incorporada à Fundação Perseu Abramo, em 1997, a revista Teoria e Debate é um exemplo vivo da utilização de publicações partidárias para também fazer formação política. Há 22 anos circulando entre militantes e dirigentes, as páginas de TD apresentam a evolução política do pensamento petista, seus desafios e formulações de temas variados. No acervo do Centro Sergio Buarque de Holanda da FPA é possível conhecer as várias cartilhas, livretos e textos produzidos ao longo desses quase trinta anos da ação petista no Brasil.

Segundo o secretário de Formação do DN, Joaquim Soriano, as cartilhas produzidas em 2001 por sua secretaria e pela FPA são "best-sellers" e ainda muito procuradas pela militância. Soriano explica que o sucesso ocorreu por conta da linguagem simplificada, direta, e porque, até hoje, materiais didáticos ainda são fundamentais para a formação política, assim como a vinculação da vida real do militante com os temas debatidos. E também defende a importância da utilização dos documentos partidários e suas resoluções para construir a consciência petista e uma visão comum do partido.

A Juventude do PT, em parceria com as Fundações Perseu Abramo e Friederich Ebert, lançou as cartilhas Juventude em Formação; Êa, Juventude!; e O Feminismo é uma Prática. As publicações são resultado da I Jornada de Formação Política (agosto de 2007), do IV Seminário da Juventude Negra do PT (fevereiro de 2008) e do I Seminário de Mulheres Jovens do PT (abril de 2008), respectivamente. A Secretaria de Juventude aposta que a produção desses materiais, mais do que procurar fazer o resgate de ações promovidas pela JPT nos últimos anos, tem como objetivo multiplicar o conteúdo das atividades e criar um amplo e constante processo de formação política no interior da nossa juventude.