Política

Os 30 anos do Partido dos Trabalhadores no depoimento de Geraldo Magela

O mundo mudou muito nos últimos trinta anos, período de existência do PT. E nosso partido soube acompanhar essas mudanças. No caso do Brasil, talvez tenha sido o único capaz de assimilar as transformações econômicas, sociais e políticas ocorridas no planeta.

Se as mudanças no mundo socialista não traçaram novos rumos, as crises do capitalismo jogaram luzes nos erros e equívocos desse sistema. Se, ao derrubar o Muro de Berlim e substituir o sistema soviético, o "antigo" socialismo não conseguiu colocar nada no lugar que permitisse a continuidade de sonhos antigos, por outro lado a hecatombe do capitalismo demonstrou que esse sistema não serve à humanidade.

O PT, que nasceu defendendo o socialismo democrático, sempre se colocou como protagonista de um projeto inovador. No entanto, ao longo de nossos trinta anos, não avançamos para a formulação desse nosso projeto e nos limitamos a buscar eleger um presidente da República que pudesse mudar a vida do povo brasileiro. Conseguimos atingir essa meta e, hoje, estamos mudando o Brasil.

O governo do PT tem ido além da boa administração interna. Estamos influenciando no mundo, defendendo a paz, a soberania dos povos e a mudança dos eixos de desenvolvimento econômico.

O Brasil vem desempenhando um papel inédito nas relações internacionais, protagonizando políticas que têm influenciado a mudança no diálogo entre os países desenvolvidos e o restante do mundo.

Tudo isso demonstra que a vitória eleitoral do PT se transformou numa vitória política importante para os povos do mundo inteiro. A partir de nossa chegada ao poder no Brasil, abriu-se a possibilidade de vitórias de partidos de esquerda nos países da América Latina, que ajudaram a mudar a geopolítica mundial. Nosso papel no futuro próximo deve estar ligado a essa perspectiva. Precisamos aprofundar as relações com os partidos de esquerda do mundo inteiro, especialmente das Américas, para a troca de experiências e para a construção de uma rede de cooperação para as mudanças que precisam ocorrer em nossos países.

O PT deve assumir um papel de liderança dos partidos de esquerda americanos e, com isso, contribuir para a vitória de cada um em seu
Divulgação país, colaborando a partir daí para a construção de uma política mundial de paz e de desenvolvimento sustentável, com efetiva distribuição de renda e superação da pobreza no mundo.

Nossos sonhos vão se transformando à medida que nossa realidade vai exigindo mudanças. Nosso objetivo, hoje, deve se focar no aprofundamento de nossas ações, no plano interno, que garantam os avanços construídos pelo governo do PT; e, no plano externo, na construção de uma forte rede de transformações nos países da América Latina, que propiciem a elevação das condições de vida desses povos. Nosso sonho é maior, muito maior. Ele precisa ser construído aqui e agora, com nossas possibilidades e limitações, mas com firme sustentação em nossa realidade.

Geraldo Magela, deputado federal (PT-DF).