Sociedade

A elite brasileira sempre barra as possíveis ameaças ao status quo provocadas pelos movimentos sociais

A classe política tem a fantástica capacidade de mimetizar os interesses do poder hegemônico em cada conjuntura. Observem-se políticos que, ligados à ditadura, coordenaram a transição para a democracia e, posteriormente, implantaram o projeto neoliberal no Brasil – e agora são aliados do PT

Trajetória política de José Sarney é emblemática

Sarney: Trajetória emblemática para entender a capacidade de "mudar para permanecer". Foto: Wilson Dias/ABr

Nos artigos anteriores, procurou-se sublinhar alguns paralelos entre as marchas atuais e aquelas das décadas de 1970-1980. Em essência, os movimentos anteriores lutavam pela democracia e pelos valores do Estado de Bem-Estar. Hoje, questionam a qualidade da democracia e da cidadania social que vigora no país. Essas conquistas dos movimentos anteriores estão sendo cobradas pelas marchas atuais. O que ocorreu entre 1988 e 2013?

O presente ensaio começa a discutir essa questão. À primeira vista, esta quadra parece reprisar episódios analisados por Celso Furtado que denotam a “secular capacidade de as elites preservarem o status quo social”. Analisando os antecedentes do golpe de 1964, o autor relembra que, quando os movimentos de massas ganhavam autonomia, a classe dirigente, movida pelo temor de que a porta das reformas da modernização institucional estivesse sendo aberta muito rapidamente pelas próprias vias político-institucionais, “apelou para as Forças Armadas, a fim de que estas desempenhassem agora o papel de gendarme do status quo social, cuja preservação passava a exigir a eliminação da democracia formal”.

Em outra passagem, o autor lembra que a imagem do Brasil como “País do Futuro”, muito difundida nos anos 1970, contribuiu para ocultar outros aspectos da realidade de um país “em que a miséria de grande parte da população não encontra outra explicação que a resistência das classes dominantes a toda mudança capaz de pôr em risco seus privilégios”. Em seguida, pergunta:

“A partir de que ideologia esses grupos conseguem racionalizar as próprias decisões, nas quais as preocupações de defesa do status quo social sempre prevalecem sobre os propósitos de desenvolvimento e definição de uma personalidade nacional?”

A indignação do autor permanece viva e traz elementos para compreender que entre 1988 e 2013, por diversas vezes, a soberania popular ganhou, mas não levou.

Nos anos 1980, a manutenção do status quo social foi novamente ameaçada pela força do movimento social. Depois de cambalearem num primeiro momento, as elites retomaram o fôlego, enterraram a emenda da eleição direta, voltaram ao governo com o novo pacto conservador de transição, manipularam para evitar a vitória de Lula em 1989 e, a partir do ano seguinte, reassumiram suas cadeiras cativas no centro do poder. Passado o susto, conservados os privilégios, acataram o projeto liberal imposto pelos países centrais, abrindo mão de alternativas e de graus de manobras para a resistência política e econômica.

Aqui, abro parênteses para apresentar uma caricatura emblemática dessa recorrente capacidade de “mudar para permanecer”. Observe-se que as marchas das décadas de 1970-1980 lutavam contra a ditadura militar, cuja base de sustentação era dada por políticos como, por exemplo, José Sarney. Quase meio século depois, as marchas de 2013 contestam o Parlamento brasileiro presidido, até há pouco tempo, por José Sarney. De presidente do partido da ditadura (o atual “Democratas”) chegou à Presidência da República (1985-1990) e do Congresso Nacional durante longos períodos (1995-1997, 2003-2005 e 2009-2012).

Longe de ser caso isolado, essa trajetória é emblemática da fantástica capacidade da classe política de mimetizar comportamentos para representar os interesses do poder hegemônico (econômico, político, midiático), em cada conjuntura.

Observe-se o paradoxo que há em políticos identificados com a ditadura coordenarem a transição democrática; ou, ainda, o fato de partidos políticos identificados com as marchas populares dos anos 1970-1980 (como o PSDB e o PMDB, por exemplo), alguns anos depois, coordenarem a implantação do antagônico projeto neoliberal em nosso país. O próprio PT, após um longo período de resistência, fez alianças com esses setores retrógrados.

Nos próximos ensaios, destaca-se a contraofensiva das elites que começou em plena transição democrática e caminhou em marcha forçada entre 1990 e 2002.

Referência
FURTADO, C. “Brasil: da República oligárquica ao Estado militar”. In FURTADO, C. (Org.). Brasil: Tempos Modernos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 1-2)

Eduardo Fagnani é professor do Instituto de Economia da Unicamp, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (Cesit/IE-Unicamp) e coordenador da rede Plataforma Política Social – Agenda para o Desenvolvimento