Nacional

O economista é um dos raros exemplos de intelectual que soube aliar com sucesso a atividade acadêmica à militância política

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Paul Singer, nesta segunda-feira, 16 de abril, aos 86 anos. Sem dúvida, um dos mais atuantes colaboradores da Fundação Perseu Abramo.

Foi membro do Conselho de Redação de Teoria e Debate por duas décadas. Coordenou, com Antonio Candido e Francisco de Oliveira, a série de seminários “Socialismo e Democracia”, realizada em 2000, publicada posteriormente na coleção “Socialismo em Discussão”, cujo primeiro volume, Economia Socialista, registra memorável exposição feita por Singer. Também pela Editora da Fundação Perseu Abramo publicou o seu Introdução à Economia Solidária, em 2002.

Paul Singer iniciou sua militância política no movimento sionista juvenil, frequentou o Partido Socialista Brasileiro, fundou a Polop e o PT, integrando o seu primeiro Diretório Nacional. Tendo trabalhado como eletrotécnico, quem diria, liderou a histórica greve dos 300 mil que paralisou a indústria paulistana por mais de um mês em 1953. Formado em economia, doutorou-se em Sociologia sob a orientação de Florestan Fernandes e integrou o quadro docente da Universidade de São Paulo até o AI-5, quando foi aposentado. Foi membro fundador do Cebrap. Sua produção teórica engloba títulos de economia, trabalho e socialismo. Esteve à frente da Secretaria Nacional de Economia Solidária, do Ministério do Trabalho e Emprego nos governos Lula e Dilma.

Leia mais sobre sua trajetória em entrevista concedida à Teoria e Debate.