Nacional

Sessenta anos depois de um dos períodos mais sombrio e violento da história do Brasil, a ditadura civil-militar iniciada em 1964, a revista Teoria e Debate, da Fundação Perseu Abramo, convidou personagens importantes daquele momento e apresenta agora uma edição impressa com mais de 140 páginas impressas e relatos importantes sobre aquele momento.

A edição especial conta com artigos de Alberto Cantalice, Eleonora Menicucci, Emiliano José, Fernanda Estima, Frei Chico, Henrique Nunes, Hildegard Angel, Ivo Lebauspin, James N. Green, José Dirceu, Luiz Eduardo Greenhalg, Marilena Chaui, Matilde Ribeiro, Marly Vianna, Milton Temer, Paulo Okamoto, Pedro Estevam da Rocha Pomar, Raul Pont, Rui Falcão, Tarso Genro, Valter Pomar e Walnice Nogueira Galvão.

A edição especial de abril da Teoria e Debate uniu forças de muitas áreas da Fundação Perseu Abramo, como o Centro Sérgio Buarque de Holanda e a equipe da Editora FPA para realizar este feito: uma edição impressa, com imagens e análises de quem viveu na pele a ditadura, fugiu dela ou a combateu.

A censura, a batalha da rua Maria Antonia, as perseguições aos sindicalistas e militantes de esquerda, a vivência negra, a presença da Igreja Católica, a relação com os partidos políticos e a institucionalidade como um todo estão nas páginas desta edição, além dos perfis de Dilma Rousseff e do presidente Lula que ajudam a ilustrar e recheiam a edição de história e memória.

Com lançamentos previstos em pelo menos três capitais, a Fundação Perseu Abramo espera distribuir exemplares por todas as cidades do Brasil. Conheça as 145 páginas de Teoria e Debate aqui.