45 anos PT

 

Sérgio Buarque de Holanda assina ata de Fundação, 10/02/1980

 

Antes do famoso encontro no Colégio Sion, dos debates e ações que prepararam o surgimento do PT, o Brasil viveu seus momentos sombrios e tristes. A ditadura, que ceifou tantas vidas, aniquilou famílias, promoveu perseguições e vio- lência, dominou a realidade do país. Foram anos de muita luta até que fosse possível sentir a efervescência que ecoava com os primeiros momentos da abertura, com o fim da ditadura.

Vencido o período do medo, o país abre suas janelas para que a democracia retorne e junto com ela as possibilidades de organização da classe trabalhadora, de debates sobre os rumos e o futuro do Brasil. E então chegamos ao momento que possibilitou o nascimento do PT.

O levantamento histórico e iconográfico que produzimos para os 45 anos do partido, para registrar a memória de tantos fatos importantes para o Brasil e o mundo, só foi possível graças aos colegas da equipe do Centro de Memória e Documentação Política Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Perseu Abramo.

O Centro Sérgio Buarque de Holanda tem sob sua guarda registros de uma das experiências mais importantes da classe trabalhadora na história recente. O CSBH é responsável pelo tratamento do arquivo histórico do Diretório Nacional do PT, bem como pelo fomento à pesquisa e à reflexão sobre a história do partido, da esquerda e da classe trabalhadora, atuando em diversas frentes de trabalho.

A partir da documentação do CSBH, a FPA pode oferecer elementos para entender a relação dos trabalhadores e das trabalhadoras com a política e com o sistema político nacional, e permite aos pesquisadores analisar a história do PT com base em evidências produzidas na realidade dos processos históricos.

E foi também a partir do trabalho do CSBH que apresentamos a trajetória do PT, a conjuntura do Brasil e do mundo, as vitórias e conquistas, destes 45 anos de existência do maior e mais importante partido da esquerda da América Latina.

Feliz aniversário, PT!