A história do PT e a história do Brasil se entrelaçam indelevelmente nos últimos 45 anos, marcando um período de mudanças significativas nas práticas políticas e na vida do povo brasileiro. Nascido no chão das fábricas, na lida da terra e nas ruas das cidades, o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras construiu nesse curto período a mais relevante trajetória de uma organização política, popular e de esquerda em nosso país.
Recebemos nesta jornada a contribuição de religiosos, intelectuais, artistas e militantes das mais diversas origens, o que fez do PT um mosaico vivo não só da política, mas da própria alma brasileira; nossas raízes, nossa cultura, nossos sonhos e esperanças. Resistindo e construindo, avançando ou sofrendo, o PT manteve-se sempre coerente com nossas origens e nosso compromisso, rumo à construção do socialismo em uma sociedade democrática.
Desde os primeiros tempos nosso partido demonstrou sua vocação transformadora, organizando-se inicialmente em núcleos de base que a tradição desconhecia. Nas primeiras prefeituras que conquistamos, invertemos, com o orçamento participativo, a lógica das decisões de cima para baixo. Levamos a voz e a pauta da classe trabalhadora e do povo oprimido para a campanha das diretas e para o plenário da Constituinte. Provamos que um presidente nascido do povo e forjado na luta dos trabalhadores podia governar este país melhor do que nunca havia sido antes.
Foi nosso compromisso de origem com o povo brasileiro que nos levou, nos governos do presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff, a realizar profundas transformações no país. Vencemos a fome e tiramos milhões da pobreza, criamos mais de 20 milhões de empregos, o salário mínimo teve aumento real de 74%, a economia voltou a crescer e o Brasil assumiu o papel que lhe cabe no cenário internacional, liderando a pauta ambiental, a integração regional e a luta contra a fome.
E foi este legado de mudança, prosperidade e esperança, no coração e na memória do povo, que nos deu forças para resistir à mais intensa de campanha de ódio e mentira que já se lançou contra um partido político e sua maior liderança. Foi a coragem de nossa extraordinária militância, a solidariedade que recebemos dentro e fora do Brasil, numa luta judicial e política tenaz, que nos levou à vitória eleitoral de 2022, construindo uma frente democrática e popular em torno de Lula para iniciar a reconstrução do país.
É esta trajetória que celebramos neste fevereiro de 2025, mais uma vez com a responsabilidade de governar, sob a liderança do presidente Lula. O relançamento da revista Teoria & Debate, da Fundação Perseu Abramo, nesta edição especial, vem, portanto, num momento muito oportuno, em que se exige o aprofundamento crítico frente às novas questões e aos novos desafios colocados para o nosso campo político.
Um partido forjado na luta contra a ditadura e na defesa dos direitos da classe trabalhadora deve responder hoje aos desafios das mudanças na sociedade e no mundo do trabalho, numa conjuntura em que a desigualdade e a exploração voltam a se expressar, no Brasil e no mundo, pela articulação de uma extrema direita cada vez mais voraz, violenta e agressiva.
Não há respostas fáceis nem prontas para esta nova conjuntura, em que a disputa pela hegemonia se desloca fortemente para o ambiente das redes sociais, onde predominam nossos adversários, agravando o desequilíbrio que já enfrentávamos na mídia e em outros campos de disputa, favoráveis ao pensamento reacionário e neoliberal. Por isso mesmo é tão importante cultivarmos os espaços de debate e elaboração política no campo popular e de esquerda, papel que Teoria & Debate volta a cumprir.
É imensa a tarefa que se coloca para o Partido dos Trabalhadores neste momento: reconstruir o país, transformar o presente e projetar o futuro de um partido ao qual tantos brasileiros e tantas brasileiras dedicaram o melhor de sua luta, seu talento e suas vidas nestes 45 anos. É a estas pessoas, dirigentes e militantes, que o PT deve sua existência. E é pelo povo brasileiro que seguiremos lutando.
Gleisi Hoffmann - Presidenta do Partido dos Trabalhadores