Estante

Mulheres e Caça às Bruxas, de Silva Federici, compõe um conjunto de ensaios em que a autora revisita o debate apresentado em Calibã e a Bruxa sobre o papel da caça às bruxas no processo de acumulação primitiva que deu origem ao sistema de produção capitalista.

Como ela aponta na introdução, o livro perpassa por dois temas centrais e atuais para compreender o aumento da opressão e exploração capitalistas sobre a vida das mulheres: a relação entre a perseguição às mulheres no processo contemporâneo de cercamento e privatização das terras e o crescente cerceamento do corpo feminino por meio da ampliação do controle estatal sobre a sexualidade e a capacidade produtiva das mulheres (p.22).

Tais elementos estão tratados nas duas partes que organizam a publicação. Na primeira Federici sintetiza os principais elementos teóricos de Calibã e a Bruxa, afirmando que a caça às bruxas estruturou a ordem capitalista patriarcal que impera até os dias atuais. O extermínio das mulheres e de suas práticas no período compreendido como “acumulação primitiva” viabilizou a organização de uma numerosa mão de obra e a imposição de uma disciplina de trabalho mais coercitiva, além de confinar as mulheres ao trabalho doméstico não remunerado. Também, esse processo deu ao Estado o controle da sua capacidade reprodutiva, garantindo a geração de novos trabalhadores. Essas foram condições essenciais para a vitória do capital sobre a organização comunal.

Já na segunda parte do livro, ela propõe um debate que sugere o fenômeno da “caça às bruxas” como parte da atual estratégia de acumulação capitalista e as novas forma de colonialismo. Como no passado, as mulheres têm sido as principais vítimas das novas formas de acumulação capitalista. Conforme afirma a autora: “há cada vez mais evidências de que está se estabelecendo uma nova guerra contra as mulheres” (p. 89) e um exemplo disso é o aumento da pobreza e dos assassinatos de mulheres em escala mundial. Essa é, assim, uma “nova caça às bruxas”, uma nova escalada de violência contra as mulheres, em especial, as indígenas e afrodescendentes. Citando, Maria Mies, Silvia Federici afirma que esse processo tem como base a articulação existente entre os homens (pais, maridos, irmãos, filhos, cafetões), a família patriarcal, o Estado e os agentes do capital.

As mulheres estão no centro dessa escala por duas razões essenciais: são as principais responsáveis pela reprodução social das suas comunidades e estão profundamente enraizadas nos seus territórios. Dessa maneira, elas são ameaças ao avanço do processo de recolonização que visa entregar ao capital o controle inquestionável das riquezas naturais e do trabalho humano. A liberalização das economias africanas a partir dos anos 1980 é, para a Silvia Federici, exemplar dessa situação, em que a mercantilização do corpo e os cercamentos das terras (ainda cultivadas por meio de relações comunais) são os principais meios de acumulação nessa região.

A superexploração e agudização das condições precarizantes do trabalho de homens, mas principalmente das mulheres, estão no pacote das políticas executadas pelos agentes do mercado como parte dessa estratégia. Nos termos da autora: “Para o capital, bem como para os homens lançados em condições precárias, o valor das mulheres reside cada vez mais na mão de obra barata que elas podem oferecer no mercado por meio da venda de seu trabalho e de seu corpo” (p.99).

Além de fazer um debate mais aprofundado sobre o que significa a caça às bruxas, uma das motivações de Federici é trazer esse tema para a agenda política do feminismo. Não só na África, mas na Ásia e na América Latina, assiste-se um verdadeiro extermínio das mulheres, legitimado pelos poderes do estado e do mercado. Nesse sentido, há uma continuidade entre o ataque às bruxas de outrora e as políticas de genocídio e de encarceramento de mulheres negras pobres em países de terceiro mundo. Dada a capacidade de manterem suas comunidades coesas e de transmitir essa rebeldia às gerações futuras, as mulheres oferecem uma forte resistência à tentativa de reversão colonial, defendendo seu território das práticas extrativas, da monocultura, do desmatamento, da mineração predatória, entre outros. Para Silvia Federici, a caça às bruxas deixou de ser, portanto, um fenômeno datado historicamente, uma vez que seus mecanismos podem ser utilizados em sociedades diversas sempre que for necessário eliminar sujeitos que contrariam os interesses das relações de produção capitalista.

Mulheres e Caça às Bruxas é sem dúvida essencial para aprofundar a leitura sobre o papel da articulação entre o capitalismo, racismo e patriarcado que coloca o ataque às mulheres no centro da reorganização do modo de produção capitalista.

Elaine Bezerra é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Desenvolvimento e Políticas Públicas da UFCG e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp