Cadernos Teoria e Debate

Sob orientação da Fundação Perseu Abramo os NAPPs desde julho de 2021 passaram a atualizar e revisar sua produção, de modo a melhor qualificar os diagnósticos e calibrar as ações políticas ante a envergadura dos desafios.

O NAPP Agrícola e Agrário passou a desenvolver debates com vistas a esse processo revisional por meio dos seus quatro grupos temáticos: 1) questão agrária, terra e territórios; 2) economia do agronegócio e agricultura produtivista; 3) soberania alimentar e segurança nutricional; e 4) ciência, tecnologia e educação para o campo.

O produto deste trabalho coletivo está contido neste Caderno. Pela relevância política diferenciada no projeto político para o rural, dedicamos um item específico para a agricultura familiar e camponesa.

Os textos de cada tema incluem um rápido panorama sobre as realidades correspondentes, até para referenciar as medidas que julgamos capazes de transformá-las. Este fato, além dos diagnósticos contidos no livro da Fundação sobre os cinco anos do golpe, produzido com a ajuda dos NAPPs, dispensam que esbocemos, neste item introdutório, as condições desalentadoras nas áreas rurais a serem herdadas pelo futuro governo do país. Porém, é relevante uma breve contextualização de alguns tópicos marcantes da atual realidade rural brasileira.