Cadernos Teoria e Debate

Este caderno é fruto da construção coletiva do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas (NAPP) de Infraestrutura Logística1 da Fundação Perseu Abramo (FPA) e é uma contribuição sobre os desafios a serem enfrentados na área e propostas para superá-los. Assim, o documento se configura como um ponto de partida para a discussão pública deste tema importante para o nosso país.

O grande desafio para o Brasil no próximo período é retomar o crescimento econômico sustentável, garantindo emprego de qualidade aos brasileiros e redução das desigualdades sociais e regionais. Para que tal objetivo seja alcançado será necessário combinar um conjunto de políticas públicas, tanto na dimensão econômica como na social.

Um dos pilares deste conjunto de políticas deverá ser um amplo e robusto Plano de Investimentos composto por ações de diversas áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, defesa e, em particular, de infraestrutura. O documento toma como central o emprego e o investimento como dois vetores imbricados. Ambos capazes de sustentar um pacto para a superação da crise que vivemos.