Cadernos Teoria e Debate

O SUS é vida, é o bem comum do povo brasileiro. O SUS é a solidariedade entre as pessoas no grau mais essencial da ação do Estado. Pois o SUS acolhe, previne e cura. Por meio do SUS é que foi possível enfrentar a maior das tragédias sanitárias em um século. A pandemia da Covid-19 teria feito mais de 1 milhão de mortos no Brasil não fosse a ação dos profissionais e da estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), em que pesem todos os ataques a que ele foi submetido.

O SUS é uma conquista civilizatória da sociedade brasileira, que desde 1988 tem buscado garantir o acesso universal e integral à saúde, a inclusão social e a promoção de equidade. O destino da saúde da população está diretamente relacionado aos rumos da própria democracia.

O presente caderno parte desta ideia central. Apresenta os principais avanços produzidos nas gestões do presidente Lula (2003-2010) e da presidenta Dilma (2011-2016) na área da saúde e faz uma análise crítica dos destinos da gestão da saúde após o golpe de 2016. Apresenta, ainda, um conjunto de contribuições para o futuro da saúde, com diretrizes e propostas que poderão compor o Programa de Governo de Lula – 2022. Contribui com as formulações que advirão de outras forças políticas e sociais, da academia, conselhos, gestores, trabalhadores, usuários e movimentos sociais, como a Frente pela Vida, organizados e comprometidos com a luta pela Reforma Sanitária e a defesa do SUS.

Fundamenta-se em diversas referências e, em particular, nos debates que vêm sendo travados no âmbito do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas (NAPP Saúde), da Fundação Perseu Abramo (FPA), e do Setorial Nacional de Saúde do Partido dos Trabalhadores (PT), do qual diversos membros do NAPP Saúde também fazem parte. Em especial, toma como referência e apresenta, em diversos trechos, de forma sintética ou livremente adaptada, o documento Contribuições do Setorial Nacional de Saúde ao Programa de Governo das eleições de 2022, produzido a partir de profícuo debate entre os militantes da saúde do PT.