Cadernos Teoria e Debate

O presente caderno é um trabalho elaborado pelo Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Cidades (NAPP Cidades) da Fundação Perseu Abramo (FPA), com a participação do Setorial Nacional de Moradia e do Setorial Nacional de Logística, Transporte e Mobilidade do Partido dos Trabalhadores (PT) e é uma contribuição para a formulação do Programa de Governo voltado para o desenvolvimento urbano e territorial da candidatura do PT e partidos aliados, encabeçada por Lula.

O documento está dividido em duas partes. Na primeira é apresentado um quadro sintético da situação atual das cidades brasileiras, avanços logrados nas políticas urbanas nos governos Lula e Dilma, os retrocessos que ocorreram após o golpe de 2016 e os novos desafios que estão colocados para as cidades do século XXI.

Na segunda parte, são apresentados os objetivos e os princípios de uma nova política de desenvolvimento urbano e territorial, a estratégia e os quatro eixos que organizam as propostas, programas e ações sugeridos.

Este documento-base deve ser entendido como uma referência para um amplo debate com os diversos segmentos da sociedade envolvidos nas diferentes vertentes da questão urbana. Esperamos que esse texto venha a ser apresentado e debatido em todo o país e que possa receber contribuições que gerem seu aperfeiçoamento.