Colunas | Cinemateca

A região amazônica é palco de ações exploratórias e resistências e abastece o imaginário

FitzcarraldoFitzcarraldo  - Direção: Werner Herzog, Alemanha, 1982, 157 minutos, Distribuição: Versátil Home Video - Tela de projeção para fantasias colonialistas tem sido o papel da Amazônia há séculos. Neste filme, um aventureiro meio alucinado decide construir um teatro de ópera na selva. Para isso, obriga os trabalhadores a transportar a força de braços um navio entre dois rios, por cima da língua de terra que os separa. O efêmero “ciclo da borracha” fez e desfez tanto fortunas quanto empreendimentos como este. Com Klaus Kinsky, o grande ator alemão, num  desempenho extraordinário, e Claudia Cardinale. Prêmio de melhor direção no festival de Cannes.

 

Amazônia em chamasAmazônia em Chamas - Direção: John Frankenheimer, EUA, 1994, 123 minutos - Distribuição: Warner Bros - Vida, paixão e morte de Chico Mendes, o líder seringalista. Sua trajetória é traçada, desde que começou a enfronhar-se nos conflitos da região, desafiando a exploração e os maus-tratos a que são submetidos os seringueiros. Entre as causas que defendeu com coragem e lucidez está o ambientalismo, alertando para o desmatamento da floresta. Suas posições foram destemidas nos enfrentamentos e nas lutas, até o atentado final em 1988, quando pereceu nas mãos de pistoleiros a soldo. Com Raul Julia e Sônia Braga.

 

 

IracemaIracema – Uma Transa Amazônica - Direção: Jorge Bodansky, Brasil, 1976, 90 minutos, Distribuição: Videofilmes - Uma prostituta índia menor de idade exerce seu ofício ao longo da nova estrada que estava sendo aberta, a Transamazônica, carro-chefe da propaganda da ditadura militar. Em vez de progresso, a rodovia traz à gente da região prostituição, miséria crescente, especulação e grilagem das terras, queimadas, destruição das matas. Proibido pelo regime. Com Edna de Cássia, Paulo César Pereio, Conceição Senna. Premiadíssimo dentro e fora do Brasil.

 

 

Aguirre A cólera dos deusesAguirre - A Cólera dos Deuses - Direção:  Werner Herzog, Alemanha, 1972, 100 minutos, Distribuição: Versátil Home Vídeo - Outro filme do notável diretor alemão tendo por cenário a Amazônia, cuja natureza exuberante é ao mesmo tempo o inimigo, o desafio e o prêmio. No século 16, um conquistador desvairado pela cobiça do ouro embrenha-se por rios e matas em busca do Eldorado. Simboliza os espanhóis da Conquista, que destruíram a ferro e fogo uma da maiores civilizações da História - aquela do Novo Mundo - porque tinham em mira apenas o ouro, ambicionavam o ouro, sonhavam com ouro. O tema do filme é a ganância do imperialismo e os horrores que acarreta. Com Klaus Kinski.

 

Brincando nos campos do SenhorBrincando nos campos do senhor - Direção: Hector Babenco, EUA, 1991, 186 minutos, Distribuição: Condor Vídeo - A catequese de uma aldeia de índios nos dias atuais, no seio da floresta amazônica, é o objetivo de um casal de missionários evangélicos americanos que desembarca no lugarejo Mãe de Deus. Sua missão entra em rota de colisão com aventureiros mal-intencionados e com empresários que querem desalojar os índios para explorar suas terras. Com Tom Berenger, Daryl Hannah, Kathy Bates, John Lithgow. Há atores brasileiros no elenco, como José Dumont, Stênio Garcia, Nelson Xavier.

 

 

KuikuroImbé Gikegü – Cheiro de Pequi e Nguné Elü – O Dia em Que a Lua Menstruou, Direção: Maricá Kuikuro e Takumã Kuikuro, Brasil, 2007, 64 minutos (os dois filmes no mesmo DVD)  Distribuição: Vídeo nas Aldeias  - Desde 1987 os antropólogos Vincent Carelli e Mary Corrêa capitaneiam o Projeto Vídeo nas Aldeias, em que câmeras filmadoras são entregues aos índios, para que eles registrem o que quiserem. Este é o primeiro DVD da coleção Cineastas Indígenas, realizado pelo Coletivo Kuikuro de Cinema. Interessantíssimo experimento inovador.

Walnice Nogueira Galvão, crítica literária, integra o Conselho de Redação de Teoria e Debate