Colunas | Cinemateca

Coletânea de vídeos sobre a ditadura no Brasil e no Chile

Coleção A Batalha do ChileA Batalha do Chile - Direção de Patricio Guzmán (Cuba, Chile, França e Venezuela), 1975, 1977, 1979.  100 min, 90 min, 82 min. Distribuidora: Videofilmes - Desde a posse de Allende, Patricio Guzmán saía todos os dias à rua para filmar. Quase milagrosamente, conseguiu retirar todo o material do Chile depois do golpe. Em quatro discos, temos uma verdadeira aula de História e de luta política. Nunca foi exibido no Brasil e agora, pela primeira vez, o público brasileiro poderá assistir a um dos grandes filmes políticos do cinema.

 

Zuzu AngelZuzu Angel - Direção de Sérgio Rezende (Brasil), 2006. 104 min. Distribuidora: Warner Home Video - Zuzu Angel, famosa estilista da alta elite carioca, tem sua vida completamente transformada depois da prisão de seu filho Stuart, militante da luta armada contra a ditadura militar. Com o desaparecimento e morte do rapaz, inicia uma árdua batalha contra o sistema, colocando a própria vida em risco. Baseado em história real, o filme apresenta desempenho fantástico de Patrícia Pillar como Zuzu.

 

 

PeõesPeões - Direção de Eduardo Coutinho (Brasil), 2004. 85 min. Distribuidora: Videofilmes - O conhecido documentarista Eduardo Coutinho, mais de vinte anos depois, vai atrás de personagens mais ou menos anônimos que participaram das grandes greves do ABC no final da década de 1970. Eles falam de suas origens, de sua participação no movimento e dos caminhos que trilharam. Entre alegrias e frustrações, é impressionante como aquele episódio marcou definitiva e profundamente a vida de cada um.

 

 

EntreatosEntreatos. Lula a 30 dias do poder- Direção de João Moreira Salles (Brasil), 2004. 117 min. Distribuidora: Videofilmes -De 25 de setembro a 27 de outubro de 2002, uma pequena equipe acompanhou o dia-a-dia da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República. O filme revela os bastidores de um momento histórico por meio de material exclusivo, como conversas privadas, encontros familiares, reuniões estratégicas, telefonemas, traslados e gravação de programas eleitorais. Personagens importantes se revelam – sobretudo em seu perfil psicológico – diante das câmeras.