Colunas | Cinemateca

Jogadores e torcidas retratados em vários ângulos por documentaristas

Kicking it - The Homeless World CupKicking It – The Homeless World Cup (Direção: Susan Koch e Jeff Werner, 2006, EUA, 96 minutos) -  O documentário acompanha sete jogadores na IV Copa do Mundo dos Sem-Teto, realizada em 2006 na Cidade do Cabo, na África do Sul. O mundial pôs em campo, de dimensões reduzidas, 48 seleções de cinco jogadores de países de diferentes níveis de desenvolvimento, como Estados Unidos, Afeganistão, Quênia, Rússia, Irlanda, Espanha. Os atletas vêm das ruas, dos abrigos, das prisões, da migração rural, das drogas, do desemprego. O filme calcula em 1 bilhão o número dos sem-teto no mundo: o futebol dá-lhes visibilidade, identidade e dignidade. Notável.

 

 

Pelé EternoPelé Eterno  (Direção: Aníbal Massaini, roteiro de José Roberto Torero, 2004, Brasil, 120 minutos, Distribuidora: UIP Brasil) - Boa oportunidade de acompanhar a ascensão de um atleta fora do comum, grande na sua especialidade, de trajetória modelar, que viria a ser ministro dos Esportes. Vê-se ali como um artista genial, ao contrário de tantos outros, incluindo Garrincha, soube administrar sua fama e seus ganhos, em vez de mergulhar nas facilidades trazidas pelo dinheiro e pela notoriedade, aprendendo a lidar com o marketing para saber usá-lo, em vez de ser usado por ele. Bem testemunhada sua transformação em celebridade.

 

Zidane un portrait du XXI siècleZidane, un Portrait du XXI Siècle  (Direção: Douglas Gordon e Philippe Parreno, 2006, França, 91 minutos, Distribuidora: Universal)  - O extraordinário jogador de origem argelina que a França aprendeu a reverenciar, representante da maior comunidade de imigrantes do país, atingida por decênios de discriminação. O filme mostra sua trajetória, desde a infância como menino de gueto até os muitos prêmios e campeonatos que conquistou, além da torcida francesa, que pela primeira vez consagrou um jogador dessa origem, por cima de todo o preconceito. Zidane foi por três vezes eleito o maior futebolista do mundo. O filme conta com a rápida aparição de David Beckham.

 

Futebol como Deus criou: O Peladão de ManausFutebol como Deus Criou: O Peladão de Manaus (Direção: Albert Knechtel, 2006, Brasil/França/Alemanha, 52 minutos) - O Peladão é um torneio do Amazonas com até mil times de futebol amador, aberto a todos, contanto que estejam descalços: tem time de indigente, de índio, de médico etc. Um fenômeno único no mundo. É o último reduto do futebol não mercenário, jogado por quem gosta mesmo do esporte. Se ainda não houver em DVD, vale a pena esperar, porque é uma experiência insubstituível.

 

 

GGarrincha a alegria do povoarrincha, Alegria do Povo (Direção: Joaquim Pedro de Andrade, Armando Nogueira e Luiz Carlos Barreto, entre os roteiristas, 1962, Brasil, 60 minutos) -  Registro ao vivo das principais proezas do “anjo das pernas tortas” (conforme o chamou Vinicius de Moraes, em soneto que lhe dedicou), ainda em plena atividade. Nota-se em Garrincha a capacidade de divertir-se com o jogo, sem levar demasiado a sério as obrigações, deixando tanto adversários quanto colegas desnorteados com seus truques fulgurantes e seus dribles indefensáveis. O futebol como arte. Principais lances de sua vida, como os campeonatos do mundo em que brilhou, junto com as anedotas mais marcantes.

 

Loucos de futebolLoucos de Futebol  (Direção: Halder Gomes, 2007, Brasil, 22 minutos, Distribuidora: Ocean Pictures) -  O cineasta cearense filma a torcida do Fortaleza, o maior time do Ceará. Essa torcida é famosa pelo entusiasmo de suas manifestações e é capaz de levar 50 mil pessoas ao estádio. Apaixonado pelo esporte e fã do time, o diretor focaliza os exageros divertidos dos torcedores. As emoções concentradas no mesmo espaço e num curto período de tempo transformam o estádio num universo paralelo. Premiadíssimo no mundo inteiro.

Walnice Nogueira Galvão, crítica literária, integra o Conselho de Redação de Teoria e Debate