Colunas | Cinemateca

A vida sob o regime ditatorial de Ceausescu em filmes

Contos da Era DouradaContos da Era Dourada - (Direção: Hannö Hofer, Razvan Marculescu, Cristian Mungiu, Constantin Popescu, Ioana Uricaru, França, Romênia, 2009, 155 minutos) - Mungiu capitaneou um filme com episódios de vários diretores, focalizados na crítica ao regime ditatorial de Ceausescu, que assolou o país por tanto tempo, até seu fim inglório de justiçado pelo povo. Essa linha caracteriza a retomada do cinema romeno. Pelos títulos já se percebe a visada satírica de uma arqueologia de lendas urbanas no período: A Lenda da Visita Oficial, A Lenda do Fotógrafo Oficial, A Lenda do Policial Ganancioso, A Lenda dos Vendedores de Ar, A Lenda do Condutor de Galinhas e A Lenda do Ativista Zeloso.

 

O CarvalhoO Carvalho - (Direção: Lucian Pintilie, 1992) Panorama do final da ditadura, quando duas irmãs inimigas disputam as honras de enterrar o pai, agente secreto da Securitat. Hoje com 80 anos, Pintilie é o precursor e inspirador do cinema romeno atual. Formado pelo Instituto de Teatro e Arte Cinematográfica de Bucareste, berço de todos os diretores aqui tratados, logo sua obra de teatro e de cinema se destacou pela iconoclastia e surpreendente originalidade. Desafiando sem cessar uma férrea censura, foi proibido de trabalhar e acabou se asilando na França. Em 2004 o Festival de Pesaro homenageou-o com uma retrospectiva.

 

A Morte do Senhor LazarescuA Morte do Senhor Lazarescu  - (Direção: Cristi Puiu, 2005, 150 minutos) Após o fechamento das salas de cinema e a cessação da produção cinematográfica nos anos 1990, assistimos à retomada – agora financiada em 50 % pelo Centro Nacional de Cinematografia – com esta dissecação do sistema de saúde do país sob Ceausescu. Um homem com fortes dores procura socorro numa peregrinação pelos hospitais sem conseguir atendimento, tendo no motorista da ambulância a única pessoa que dele se apieda e o ajuda. Esses novos diretores contestam o paradigma hollywoodiano de rapidez e ação, fazendo filmes lentos e reflexivos. Ganhou no festival de Cannes dois importantes prêmios, o da crítica e o “Un Certain Regard”.

 

4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias 4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias  - (Direção: Christian Mungiu, 2007, 113 minutos) Uma jovem tenta fazer um aborto, e para isso passa pelas piores humilhações e tropeços. Cai em mãos de pessoas inescrupulosas, é vítima de golpes e trapaças. A data do título se refere ao tempo de sua gravidez. Revela-se a trama de desonestidades, delações, hipocrisias, no seio de uma espécie de competição entre oportunistas e aproveitadores, que permeia a vida de todos, num regime que, após ter usurpado os direitos mínimos dos cidadãos, não perdoa nem o mais íntimo da vida privada. Palma de Ouro em Cannes em 2007.

 

12:08 A Leste de Bucareste12:08 A Leste de Bucareste  - (Direção: Corneliu Porumboiu, 2006, 89 minutos) Num programa de televisão, de tecnologia primária e improvisada, os palpos de aranha em que se vê o apresentador de reputação duvidosa ao entrevistar várias pessoas. O assunto discutido é candente, embora ínfimo: trata-se de decidir se foi o povo reunido na praça central de Bucareste quem derrubou Ceausescu ou se a cúpula do governo já havia fugido antes. Exemplar deste cinema cheio de humor, mesmo que humor negro. Ganhou o prêmio máximo para diretores estreantes em Cannes, o “Caméra d’´Or”.

 

Como Comemorei o Fim do MundoComo Comemorei o Fim do Mundo - (Direção: Catalin Mitulescu, 2006, 106 minutos) No último ano do regime, a jovem Eva quebra por acidente um busto do ditador, na escola. Submetida a conselho disciplinar, confessa o crime. A garota é expulsa da escola e enviada para um reformatório, onde conhece um rapaz. Ambos então decidem fugir da Romênia, atravessando a nado o caudaloso rio Danúbio. Muito da graça do filme vem do ponto de vista centrado no irmãozinho de 7 anos, inteligente e vivo, que comenta os acontecimentos com candura duplicada de ironia.

Walnice Nogueira Galvão é professora emérita da FFLCH da USP e integrante do Conselho de Redação de Teoria e Debate