Colunas | Cinemateca

Filmes que retratam as várias faces e a trajetória de Mandela

Mandela um grito de vitóriaMandela, um Grito de Vitória (Mandela, Son of Africa, Father of a Nation) - (Direção: Angus Gibson, Jo Monell, 1996, África do Sul/EUA, 118 minutos) - Documentário que mostra o percurso de Mandela desde a infância até a Presidência, com material de arquivo bem selecionado e bela trilha sonora com músicos sul-africanos.

 

 

 

No futebol, nasce uma esperançaNo Futebol, Nasce uma Esperança (More Than Just a Game) - (Direção: Junaid Ahmed, 2007, África do Sul, ficção).  - Na prisão de Robben Island, ao tempo do confinamento de Mandela, presos políticos reivindicam a formação de um time de futebol, enquanto aprendem uma lição de democracia (pela necessidade de representar e aceitar as diferentes facções em que se dividem) e de respeito à Constituição (as mesmas regras para todos).

 

 

Mandela - Luta pela liberdadeMandela – Luta pela Liberdade (Goodbye Bafana - (Direção: Bille August, 2008, Alemanha, 140 minutos, ficção) - Carcereiro branco racista, guarda de Mandela ao longo de muitos anos, aprende a admirá-lo e se torna seu amigo. Com Joseph Fiennes e Dennis Haysbert.

 

 

 

InvictusInvictus  - (Direção: Clint Eastwood, 2009, EUA, 134 minutos) - De como Mandela soube utilizar a realização em terras da África do Sul da copa mundial de rugby, esporte de brancos, para operar a integração racial e a unificação de um país dividido, em torno de uma mesma causa esportiva nacional. Com Morgan Freeman e Matt Damon.

 

 

 

Os doze discípulos de MandelaDoze Discípulos de Nelson Mandela  -  (Direção: Thomas Allen Harris, 2005, África do Sul/EUA, 75 minutos) - Entrevistas com os doze amigos que fundaram, junto com Mandela, o partido denominado Congresso Nacional Africano. Ao fim de várias décadas de lutas, o partido derrubaria o Apartheid e elegeria o primeiro presidente negro do país. Recriação documental dessa notável história.

 

Nelson Mandela Tribute The Nelson Mandela 70th Birthday Tribute ou Freedomfest ou Free Nelson Mandela Concert ou Mandela Day -  Há diferentes DVDs com versão resumida do famoso megaevento, cujos títulos variam. Durou onze horas, no Estádio de Wembley (lotação 127 mil), em Londres, em 11 de junho de 1988, e tinha por objetivo a libertação de Mandela, àquela altura preso há mais de vinte anos. Era crucial a retransmissão pela TV, para fazer o mundo saber quem ele era e o que era o Apartheid. O maior show político da história foi televisionado em 67 países e alcançou audiência de 600 milhões. Organizado por Tony Hollingsworth, que já tinha experiência de outra iniciativa de amplo alcance, o show-monstro Live Aid de 1985, que levantara fundos para ajudar as regiões pobres do planeta. Apresentaram-se, afora muitos artistas africanos desconhecidos, Harry Belafonte (que abriu o evento, em homenagem a uma vida inteira de ativismo pela causa negra), Sting, Miriam Makeba, Eric Clapton, Stevie Wonder, Whoopi Goldberg, Richard Gere, Daryl Hannah, Dire Straits, Simple Minds, Whitney Houston, Richard Attenborough (diretor de um dos primeiros filmes de denúncia do Apartheid), Jessye Norman – e muitos outros.

São Paulo Abraça Mandela - (Direção: Joel Zito Araújo, 1991, Brasil) - Ao terminar seus 27 anos de prisão na Ilha de Roben, Mandela fez uma grande turnê pelo mundo, sendo recebido com festas em toda parte. Passou por São Paulo, quando o cineasta e pesquisador Joel Zito Araújo, ativista do movimento negro, autor de valiosos livros e filmes contra o racismo, não perdeu a oportunidade extraordinária de registrá-lo em nossas terras.

Walnice Nogueira Galvão, crítica literária, integra o Conselho de Redação de Teoria e Debate