Colunas | Opinião Pública

Pelo país, saiba sobre as alterações na composição geográfica dos que declaram preferência pelo PT

Na edição passada abordei as mudanças do perfil etário da base social petista, considerada a partir da preferência partidária, concluindo que o PT perdeu o diferencial de ser um partido de (ou para) jovens, como fora nos anos 1980, mas não deixou de ter apelo também entre os jovens - segmento em que ainda é, de longe, a primeira sigla de preferência. Vejamos agora as alterações na composição geográfica dos que manifestam preferência pelo PT nesse período.

Em julho de 1989 - no início da primeira campanha para eleição presidencial direta pós-redemocratização - com apenas 8% da preferência nacional, o PT apresentava variação acentuada na comparação das macrorregiões do país: apenas no Sudeste (SE), com 11%, disputava a liderança em preferência partidária com o PMDB (12% no SE e líder isolado com 20% na média nacional). Nas demais regiões, caía para 4% no Nordeste (NE) - atrás não só do PMDB, com 22%, como do então PFL, com 7% -, para 6% no Sul, próximo ao PMDB (9%) e para 7% na média das Regiões Norte (N) e Centro-Oeste (C-O), contra 14% do PMDB (Ibope).

Oito anos depois, em novembro de 1997, em um contexto não eleitoral, com 13% na média do Brasil e já disputando a liderança nacional com o PMDB (15%), o PT chegava a 15% no SE (contra 12% do PMDB) e tinha crescido sobretudo no Sul, atingindo 17%, contra 15% do PMDB. No NE e no N/C-O, embora tivesse subido respectivamente para 11% e 10%, ainda estava atrás do PMDB, que detinha 17% e 24% das preferências partidárias (Fundação Perseu Abramo). Cinco anos mais tarde, já em junho de 2002, na pré-campanha presidencial que conduziria Lula a seu primeiro mandato, o PT assume a liderança nacional - que mantém de lá para cá -, com 21% das preferências, contra 9% do PMDB e 5% do PSDB. Ganha em todas as macrorregiões: no SE com 26%, contra 7% do PMDB e 5% do PSDB; no NE com 16%, contra 9% do PMDB e 6% do PFL; no Sul com 20%, contra 9% do PMDB; e no N/C-O com 18%, contra 14% do PMDB (Criterium).

Esse cenário, com crescimento gradual da preferência pelo PT, perdura até a eclosão da crise do mensalão/ caixa dois. Em abril de 2005, logo antes das declarações de Roberto Jefferson, atingira 27% na média nacional - 26% no SE, 32% no NE (onde, na véspera da eleição de 2002, já saltara para 22%), 25% no Sul e 24% no N/C-O (FPA). Passados sete meses de denúncias de corrupção contra petistas históricos no governo Lula e no partido, com intensa reprodução nos meios de comunicação, em dezembro de 2005, nacionalmente, o PT despencaria para 16% (Datafolha), sem que nenhum outro partido ocupasse o espaço perdido pelo PT. Ao contrário, aumenta a não preferência partidária (de 44% em abril para 62% em dezembro), que atinge patamar semelhante ao de quase vinte anos antes (64% segundo Ibope de 1987, quando ainda estava em formação o quadro partidário atual).

Já em março de 2006, na pré-campanha à reeleição de Lula, o PT havia aparentemente se recuperado, só que não homogeneamente: embora volte a 23% na média nacional, chega a apenas 19% no SE, contra 30% no NE, 22% no Sul e 24% no N/C-O (Criterium).

Com essa trajetória altera-se o perfil geográfico do eleitorado com simpatia pelo PT: em 1989 (com 8% das preferências) mais de três quintos dos petistas (62%) estavam no SE (cerca de 44% do eleitorado) e apenas 14% no NE (com 28% do eleitorado); em abril de 2005, pré-crise, com 27% das preferências, os petistas apresentam a distribuição que mais se aproxima da distribuição do eleitorado: 43% residiam no SE, 31% no NE, 14% no Sul e 12% no N/C-O. Mas no pós-crise o desbalanço na distribuição dos petistas reaparece, agora com o SE abaixo de sua proporção no eleitorado (apenas 37%) e com o NE acima (34%).

Sendo a preferência partidária um fator importante para a definição do comportamento eleitoral, tal desequilíbrio é uma das causas, ao mesmo tempo que expressão, do favoritismo de Dilma no NE e de sua dificuldade relativa no SE.

Gustavo Venturi é doutor em Ciência Política, é professor de Sociologia da FFLCH-USP ([email protected])