Colunas | Cinemateca

Os filmes de Scorsese retratam homens na marginalidade e seus dilemas morais

InfiltradosOs Infiltrados (The Departed) - Direção de Martin Scorsese (EUA), 2006, 151 minutos, Distribuidora Warner Home Video - O novato policial Billy Costigan (Leonardo DiCaprio) cresceu em meio à criminalidade. Isso faz dele a pessoa perfeita para se infiltrar na organização mafiosa dirigida pelo chefão Frank Costello (Jack Nicholson). Sua missão é conquistar a confiança de Costello e ajudar os detetives que cuidam do caso (Mark Wahlberg e Martin Sheen) a colocá-lo atrás das grades. Enquanto isso, outro tira, Colin Sullivan (Matt Damon) tem a confiança de todo mundo onde trabalha. Ninguém suspeita que ele é o espião de Costello na corporação. Como esses infiltrados conduzem suas vidas paralelas, as traições e o choque de interesses compõem o mote dessa obra de Scorsese, premiado pela primeira vez com o Oscar.

Touro IndomávelO Touro Indomável (Raging Bull) - Direção de Martin Scorsese (EUA), 1980, 129 minutos, Distribuidora Fox Home Entertainment - Considerado o melhor trabalho da parceria entre Scorsese e De Niro. A interpretação De Niro é um retrato impressionante de um homem cujo lado animal está pronto para vir à tona. Suas cenas de luta são famosas pelo seu realismo. O pugilista peso-médio Jake LaMotta (De Niro), chamado de “o touro do Bronx”, sobe na carreira com a mesma rapidez com que sua vida particular se degrada. Com Robert De Niro e Joe Pesci.

 

 

 

Os bons companheirosOs Bons Companheiros (Goodfellas) - Direção de Martin Scorsese (EUA), 1990, 145 minutos, Distribuidora Warner Home Video - Garoto do Brooklyn, Nova York, que sempre sonhou ser gângster, começa sua “carreira” aos 11 anos e se torna protegido de um mafioso em ascensão. Sendo tratado como filho por mais de vinte anos, envolve-se através do tempo em golpes cada vez maiores. Mostra sua ascensão e queda no mundo do crime. Com Robert De Niro, Ray Liotta, Joe Pesci e Paul Sorvino.

 

 

Taxi driverTaxi Driver - Direção de Martin Scorsese (EUA), 1976, 114 minutos, Distribuidora Columbia Pictures - Um veterano da Guerra do Vietnã sem perspectivas convive com o submundo de Nova York, fanático por filmes pornôs. Sofrendo de insônia, trabalha como motorista de táxi pelas madrugadas. Quando conhece a prostituta Iris (Judie Foster, com 12 anos na época), torna-se obcecado por salvá-la das drogas e de seu cafetão. Com Robert De Niro, Jodie Foster e Harvey Keitel. É considerado um dos maiores filmes americanos.