Colunas | Cinemateca

Mulheres que lutam para viver

Norma MaeNorma Rae - Direção de Martin Ritt, EUA, 1979, 117 min. Distribuidora: Fox - Premiada com o Oscar, Sally Field está inesquecível como Norma Rae, uma trabalhadora sulista que revoluciona uma pequena cidade e descobre em si mesma um poder que nunca imaginou ter. Sob a orientação de um sindicalista de Nova York lidera seus colegas de fábrica na luta por melhores condições e salários. Baseado em uma história verdadeira. Esse também é o argumento de Pão e Rosas, de Ken Loach (2000).

 

 

Shirley ValentineShirley Valentine - Direção de Lewis Gilbert, EUA, Inglaterra, 1989, 109 min., Distribuidora: CIC - Da peça de Willy Russell. Pauline Collins foi indicada ao Oscar pela brilhante atuação como uma dona de casa inglesa que conta suas frustrações, ao mesmo tempo que mostra sua vida medíocre ao lado do marido, que não lhe dá a mínima atenção, e dos filhos egoístas. Uma amiga a convida para uma excursão de graça à Grécia. Em um cenário deslumbrante ela desfruta de liberdade e um novo amor. O mesmo argumento se repete no italiano Pão e Tulipas, de Silvio Soldini (2000).

 

 

A história de Qiu JuA História de Qiu Ju - Direção de Zhang Yimou, China, 1992, 110 min., Distribuidora: Cannes Vídeo - Camponesa grávida quer uma retratação do governo chinês após seu marido ser humilhado pelo prefeito da vila onde vivem. Ela quer apenas justiça, mas entra em um trâmite burocrático interminável e vende parte de seus bens para bancar as idas à cidade e as custas do processo. Vencedor do Leão de Ouro de melhor filme e atriz (Gong Li) em Veneza.

 

 

 

 

Os silêncios do palácioOs Silêncios do Palácio - Direção de Moufida Tlatli, Tunísia/França, 1994, 127 min. - Distribuidora: Estação - Alia, uma jovem cantora de 25 anos, ao saber da morte do príncipe Sid’Ali, volta ao palácio onde nasceu e cresceu. Em meio à decadência do lugar, relembra seu passado. Tem também que se preocupar com seu filho, que, antes de nascer, foi rejeitado por seu companheiro. Moufida conta histórias de preconceito e castração da mulher, mostrando a condição feminina em seu país. Ela sabe que só foi possível tornar-se cineasta porque nasceu depois da revolução que abriu algumas portas para as mulheres, como a da educação.

 

 

OsamaOsama - Direção de Siddiq Barmak, , Afeganistão/Irlanda/Japão, 2003, 83 min. Distribuidora: MGM Home Entertmaint - Após a morte do pai e do irmão da menina de 12 anos, mãe e filha têm que encontrar um meio de sobrevivência sem que o Talibã descubra. Segundo as regras, nenhuma mulher trabalha ou sai de casa sem a companhia legítima de um homem. Elas tomam conta de pacientes num hospital clandestino que é fechado depois de uma invasão do Talibã, deixando as duas sem renda alguma. Desesperada, em busca de trabalho, a mãe é obrigada a cortar os cabelos da filha e vesti-la como um garoto, para que possam sobreviver.

 

 

Terra friaTerra Fria - Direção de Niki Caro, EUA, 2005, 126 min.- Distribuidora: Warner Bros - Após um casamento fracassado, Josey Aimes (Charlize Theron) retorna à sua cidade natal em busca de emprego. Mãe solteira e com dois filhos, vai trabalhar nas minas de ferro. O trabalho é duro mas o salário é bom, o que compensa o esforço. Incentivada por Glory (Frances McDormand), uma das poucas mulheres da cidade que trabalha nas minas, Josey passa a trabalhar no grupo daqueles que penam para arrancar o minério das pedreiras. Preparada para o trabalho duro e perigoso, não esperava sofrer com o assédio dos seus colegas de trabalho. Como ao reclamar do tratamento recebido é ignorada, ela decide levar o caso à Justiça.

 

Fora do jogoFora do Jogo - Direção de Jafar Panahi, Irã, 2006, 93 min. Distribuidora: Pandora -  O Irã proíbe a entrada de mulheres nos estádios para assistir a jogos de futebol. Os homens do país acreditam que o ambiente não é ideal para o sexo feminino, embora não saibam explicar por quê. Seis garotas, que não se conhecem, mas são igualmente apaixonadas pelo esporte, decidem trapacear as leis. Com o rosto pintado, a bandeira do país e disfarçada de homem, uma delas consegue comprar o ingresso. O futebol é apenas um bilhete de entrada para o principal: o machismo daquela sociedade.