Estante

Waldir Pires, eminente advogado e político baiano nascido em 1926, teve essa biografia elaborada pelo experiente jornalista e escritor Emiliano José, autor junto com Oldack de Miranda do excelente livro Lamarca, Capitão da Guerrilha. As 393 páginas de sua primeira edição foram publicadas pela Versal Editores do Rio de Janeiro no primeiro semestre de 2018, pouco antes do falecimento do biografado no mês de junho, aos 91 anos.

Diferentemente de muitas biografias que se iniciam com o nascimento da personalidade em questão e relatam os acontecimentos subsequentes de sua vida até o falecimento, Emiliano José optou por outra técnica. A narrativa tem início no momento crucial da vida do advogado e professor da Universidade de Brasília, Waldir Pires, quando ele exercia o cargo de consultor geral da República no governo de João Goulart e, assim como tantos outros colegas do governo, incluindo o próprio presidente da República e sua família, teve que fugir e exilar-se no exterior para não ser preso, ou sofrer coisa pior nas mãos dos militares que deram o golpe de abril de 1964.

O livro inicia-se com a história dessa fuga, no dia 4 de abril, quando junto com Darcy Ribeiro aguardava escondido na cabeceira do aeroporto de Brasília por um teco-teco que levaria os dois até o Uruguai, numa complexa viagem arranjada pelo deputado Rubens Paiva, que mais tarde foi uma das vítimas fatais da ditadura. Nesse mesmo dia, o presidente João Goulart já havia chegado ao país vizinho colocando fim a qualquer especulação sobre a possibilidade de resistência ao golpe. No dia 10 de abril foi publicada a primeira lista dos que tiveram seus direitos políticos suspensos por dez anos. O primeiro da lista era Luiz Carlos Prestes, o segundo João Goulart, e Waldir era o sétimo.

Apesar da hospitalidade dos uruguaios com Waldir e sua família, que posteriormente se reuniu a ele, num primeiro momento não havia possibilidade de trabalho no país e o então embaixador brasileiro, Manoel Pio Corrêa, um fascista ligado aos órgãos de repressão, fez o que esteve ao seu alcance para azedar a vida dos exilados, inclusive pressionando o governo uruguaio a cancelar o “Permiso de Reingreso” de Waldir quando, em 1965, ele foi à França para verificar as possibilidades de se estabelecer naquele país, onde viveu a segunda parte de seu exílio até seu retorno ao Brasil em 1970, no auge da ditadura, quando se estabeleceu no Rio de Janeiro.

Dali por diante, a biografia descreve sua infância e adolescência no Recôncavo Baiano, seus pais e irmãos, as dificuldades enfrentadas para estudar e se formar devido à precária situação econômica de seu pai, os graves problemas de saúde, como a tuberculose que teve de ser tratada duas vezes, assim como uma febre tifoide, seu casamento com dona Yolanda e o nascimento dos filhos. Por fim, o livro traz uma descrição muito interessante de sua vida política na Bahia até a ida para Brasília e sua participação no governo João Goulart, onde, entre outras tarefas, lhe coube elaborar o projeto de lei sobre a remessa de lucros, uma das reformas de base que Goulart aprovou por meio de decreto e que junto com outras medidas progressistas açulou a direita golpista.

Waldir Pires foi secretário do estado da Bahia com apenas 24 anos, no governo Régis Pacheco. Em 1954 elegeu-se deputado estadual pelo PSD, e quatro anos depois, deputado federal. Em 1962 foi candidato a governador da Bahia pelo PTB, perdendo por pouco para o candidato conservador Lomanto Júnior do PSD. Apesar de sua filiação política inicial, era, sem dúvida, um homem de esquerda. Embora nunca tivesse passado pelas fileiras do PCB, mantinha bom relacionamento com vários de seus integrantes, que inclusive o apoiaram na disputa para governador.

Foi um grande político brasileiro, o que certamente o segundo volume da biografia irá confirmar ao descrever sua volta à Bahia depois do retorno do exílio e da estadia forçada no Rio de Janeiro, quando ainda estava proibido de atuar na política, bem como sua filiação ao PT e a valiosa contribuição que deu ao governo Lula. Aguardamos esse volume com ansiedade.

Kjeld Jakobsen é consultor na área de Cooperação e Relações Internacionais