Multimídia













Atos e manifestações, promovidas por entidades como a CUT, movimentos sociais e organizações políticas em diversas capitais e cidades do país, marcaram a segunda-feira (8) para lembrar o primeiro ano da tentativa de golpe promovida por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Há um ano, os bolsonaristas invadiram e vandalizaram as sedes dos Três Poderes em Brasília, em cenas de violência e ódio que chocaram todo o país.


Nos atos, os participantes pediram a responsabilização e condenação dos envolvidos na articulação que culminou com os ataques ao Palácio do Planalto e às sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Até o momento, as investigações e julgamentos já levaram a condenações que chegam a 17 anos de prisão de alguns dos terroristas bolsonaristas que participaram diretamente do quebra-quebra, mas durante os atos foram feitas cobranças em relação aos financiadores e fiadores da tentativa de golpe de estado.


Em São Paulo, o ato foi realizado na Avenida Paulista, ponto tradicional de manifestações democráticas, organizado pela Frente Povo Sem Medo, e contou com a participação de representantes de movimentos populares, entidades sindicais, partidos políticos e outras organizações.