Especial do Golpe

Edição especial de abril de 2024 da revista Teoria e Debate uniu forças de muitas áreas da Fundação Perseu Abramo (FPA) para realizar esse feito: uma edição impressa, pesada de informações e relatos sobre um período do Brasil que não foi superado e que por isso, lutamos para que nunca volte a acontecer: o golpe militar de 1964.

Não é simples fazer com que a História seja a luz que ilumina nosso caminhar. Nem sempre a História foi levada à sério, a ponto de ao ser compreendida e analisada, para que não sejam cometidos novamente erros do passado. Erros são inerentes à nossa existência, estamos todos e todas passíveis de cometê-los. Porém, se não refletirmos nossas ações a partir das experiências históricas vividas corremos de fato o risco de fazer prevalecer os mesmos equívocos de outrora.

Para que nossa jornada neste planeta não seja um amontado de erros repetidos, nós precisamos da História, que apontará o que foi feito, seja bom ou ruim. Sem ela caminharemos tropegamente desviando de erros antigos, sem avançar na construção de um mundo real para todos e todas, um mundo real que respeite o diferente, o oposto, o contraditório, a democracia.

Nós lutamos todos os dias para que o mundo real seja, de fato, justo e digno para toda humanidade. Em vários momentos históricos, muitos de nós estivemos embrenhados nas variadas lutas que nos levarão à uma existência respeitosa e de prosperidade. Lutamos e continuaremos a lutar, por isso nos agarramos com força às experiências passadas, ao sofrimento passado, às lutas que se iniciaram e nunca tiveram fim.

Neste sentido, esta edição especial de abril de 2024 da revista Teoria e Debate uniu forças de muitas áreas da Fundação Perseu Abramo (FPA) para realizar esse feito: uma edição impressa, pesada de informações e relatos sobre um período do Brasil que não foi superado e que por isso, lutamos para que nunca volte a acontecer: o golpe militar de 1964.

Agradecemos a cada autor e autora que cedeu seu tempo e sua história para que pudéssemos preencher as páginas desta edição. Sem a contribuição amorosa deste companheiros e companheiras, não seria possível deixar registrado o que acreditamos: ditadura nunca mais!

Agradecemos especialmente a toda equipe do Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH), coordenado por Vanessa Nadotti e a equipe Sarkis Alves, Guido Alvarenga, Irani Dias Menezes, Juliana Tomoe Sakai, Rafael Vieira Valente, Suzi Alves, Laura Finesso Chalegre, Yasmim Chan de Lima, Bruno de Oliveira Santos, Luís Henrique Toledo Nunes, sem esse trabalho incansável não teríamos tantas imagens representativas nesta produção.

Sem a ação direta do nosso diretor, Alberto Cantalice, seria impossível garantir a quantidade de artigos que foram encomendados. Rogério Chaves, Raquel Costa e Angélica Ramaciotti, da nossa gloriosa equipe da Editora FPA, foram os responsáveis por nos garantir textos revisados e uma impressão primorosa. Aos nossos colegas da Comunicação da FPA, sem os quais a gente também não conseguiria fazer tantas coisas ao mesmo tempo, nosso agradecimento também por encamparem essa batalha histórica.

Revista Teoria e Debate